Por que falar sobre cores?
O uso eficaz das cores é uma maneira de captar a atenção dos diversos consumidores, entretanto cada individuo percebe a cor de maneira diferente, influenciado pela sua experiência, seu sistema ocular, gênero, entre outros fatores.
Portanto, considerando a relevância deste assunto, hoje vamos iniciar uma série de artigos sobre as cores; conceitos fundamentais, os aspectos psicológicos e como podemos tirar partido desse conhecimento sobre as cores nos projetos de Lojas ou ponto comercial.
Antes de começar a falar sobre como aplicar as cores, vamos iniciar falando sobre os conceitos básicos das cores. Para isso, usaremos uma ferramenta simples, porém muito útil, usada para descobrir e coordenar a harmonia das cores: o Círculo Cromático ou Roda de Cores.
Lembra-se da sua infância, quando nas aulas de Educação Artística você aprendeu que ao combinar as cores, você pode dar origem a outras cores?
Então, vamos fazer uma breve revisão deste seu aprendizado.
As cores podem ser classificadas ou categorizadas de diversas maneiras, vamos entender quais são as categorias.
Classificação das cores conforme sua composição:
Classificação das cores conforme sua sensação/ percepção visual:
Algumas combinações de cores parecem mais agradáveis a nossa visão, enquanto outras nem tanto. A razão disso é a harmonia entre elas no Círculo Cromático. Estes esquemas de cores, consistem em duas cores ou mais com uma relação fixa, conforme podemos entender nos exemplos a seguir:
O preto, no sistema de cor pigmento, é o resultado da combinação de todas as cores primárias. O branco por sua vez, é a ausência de cor (representado pelo papel branco). Misturando-se ambas, em diferentes proporções, obtém-se a escala de cinza. Eles também são acrescentados as demais cores, conferindo a elas claridade ou sombras.
Se também considerarmos as “cores” brancas e preto, obtemos as seguintes combinações:
Contraste Claro x Escuro: embora o branco e o preto não faça parte do círculo cromático é possível criar através da justaposição de ambos, a sensação de contraste, representando a sensação de luz x escuridão, e a percepção de volumetria dos objetos, em como a profundidade dos objetos.
Esquema acromático: trata-se da organização das “cores” preto e branco e suas variações, que dão origem à escala de cinzas.
No próximo post, dando sequência a este assunto, vamos falar como as cores influenciam no aspecto psicológico da percepção humana. Aguardo vocês!
Ah…se você gostou! Compartilha nosso blog! E se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, já sabe né? Só deixar seu comentário aqui embaixo.