Conceito da Marca x Identidade Visual

Olá, que prazer ter você aqui. Estamos dando hoje o ponta pé inicial do Blog Artusi Arquitetura.

Este blog é uma iniciativa que usa a internet para transmitir conhecimento, informações e experiências sobre a Arquitetura de comercial de varejo. Esperamos poder contribuir de uma maneira significativa neste ramo de arquitetura, que é muito difundido entre os profissionais da área, mas pouco difundido a quem tem pouco conhecimento especifico no assunto e deseja aprender mais.  E para começar, vamos falar sobre um aspecto necessário na definição do plano de negócios, que reflete diretamente na Identidade Visual de um ponto comercial: os princípios essenciais. 

Os princípios essenciais que estão presentes na elaboração de um plano de negócios de uma empresa envolvem a definição da sua missão, de seus valores e de sua visão. Isso é necessário, pois a vida de uma empresa precisa definir objetivos claros e metas definidas com coerência para que os negócios avancem. 

O que cada um destes princípios representa? Veja abaixo suas definições: 

Princípios essenciais para elaboração de todo Plano de Negócios.

Tá, OK, mas qual a relação disso com a arquitetura da minha loja?  E eu lhe respondo: tudo! Como seres humanos somos reconhecidos não apenas pela nossa aparência, mas ainda mais pelas nossa atitudes e pensamentos. No mundo empresarial toda empresa tem uma identidade visual, e esta por sua vez deve demonstrar um ou uma combinação de seus princípios essenciais.  Estes princípios serão fatores chaves e norteadores do projeto da sua loja.

Vejamos exemplos disso:

Caso Natura

Os princípios essenciais da Natura são:

Missão: Promover o bem estar bem

Valores: Sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Visão: Ocupar uma posição de destaque no mercado internacional.

Com isso em mente, de uma olhada na loja conceito da marca, na famosa Rua Oscar Freire em SP. O espaço conta com ambientes próprios que expõem separadamente todas as principais linhas da marca e cada um representa a essência do produto em questão, refletindo os valores de sustentabilidade.

Alinhado à sua missão, que é promover o bem-estar, a loja conta serviços de massagens para compras acima de determinado valor.

E determinada em atingir sua visão, a marca inaugurou em 2012 sua primeira loja no exterior, na cidade de Paris, na França.

Loja Natura em Paris. Fonte: Divulgação

Caso Melissa

Os princípios essenciais da Melissa (marca do grupo Grendene) são:

Missão:  Fazer moda democrática e se expressar criativamente

Valores:  Sustentabilidade, versatilidade, criatividade, moda, arte.

A loja conceito da marca – A Galeria Melissa – foi inaugurada em 2005, e desde então, demonstra um conceito versátil, transitório e sempre contou com design colaborativo com grandes marcas de diversos segmentos, tais como: Lego, Barbie, Post-it, Zara Hadidd, Irmãos Campana, entre muitos outros. Este tipo de approach da marca, que proporciona diferentes experiências, está diretamente relacionado aos seus valores e sua missão, e, portanto, refletem de maneira correta como a marca deseja ser vista e reconhecida.

Galeria Melissa 10 anos. Fonte: Divulgação

Note que nos exemplos citados, você alguma vez viu estes princípios escritos nas paredes ou nos mobiliários das lojas? Não? Isso porque elas devem ser percebidas implicitamente e não explicitamente.

Agora que você entendeu a importância de ter estes princípios essenciais, antes de sair contratando o primeiro profissional que você encontrar para montar a sua loja, que tal fazer sua lição de casa? Assim, você estará apto a argumentar sobre onde você quer chegar e o que espera encontrar.  Mas se ainda assim, ficou alguma dúvida, não hesite em escrever para nós para obter mais informações e falarmos sobre seus projetos.

Aguardamos você no próximo post! Até logo!

Fontes:

https://www.natura.com.br/a-natura/sobre-a-natura

https://www.melissa.com.br/galerias/sp/10-years

https://www.infomoney.com.br/mercados/natura-abre-sua-primeira-loja-na-europa-localizada-em-paris/