Stakeholders: Você sabe o que é isso?

Equipe trabalhando com gerenciamento de projetos em um escritório.

Stakeholders possuem um papel importante no gerenciamento de projetos, mas você sabe como os stakeholders podem influenciar uma empresa?

Stakeholders em inglês significa a junção de stake de “interesse” e holders de “com aqueles que possuem”, resumidamente, são pessoas que possuem interesse na gestão de empresas ou na gestão de projetos, tendo ou não feito investimentos neles. O conceito foi criado na década de 1980, pelo filósofo norte-americano Robert Edward Freeman, o stakeholder é qualquer indivíduo ou organização que, de alguma forma, é impactado pelas ações de uma determinada empresa. Na tradução livre do português, o termo significa parte interessada.

Esses interesses podem ser, além dos processos e resultados, no planejamento dos projetos ou negócios, de modo positivo ou negativo. No meio dos processos da gestão de empresas, além de necessitar de investimentos e progressos constantemente, desde os financeiros aos humanos, como as equipes, a equipamentos e ferramentas de gestão de projetos, é necessário frisar que é essencial ter o conhecimento dos stakeholders de um projeto para alcançar os objetivos dentro de uma estratégia.

Qual é a importância de identificar os stakeholders? É essencial que os stakeholders sejam identificados o quanto antes, visto que eles influenciam nas restrições e nos requisitos na gestão de projetos a ser colocado em prática. Isso ajuda, inclusive, na avaliação dos riscos de gerenciamento do que vai ser feito. E tudo isso logo no início!

Tal termo é muito utilizado em reuniões de negócios, principalmente quando o assunto é a elaboração de um projeto mais aprimorado. Existem dois momentos em que é possível descrever qual é o stakeholder da sua organização para determinado assunto: Ao começar um projeto em que é preciso alcançar o público estratégico.

Somente com essa informação em mãos, será possível começar a criação de outros documentos de orientação e de ação; Ao finalizar um planejamento estratégico, a definição de uma tática de ação ou um plano de negócio, é preciso identificar qual é o stakeholder com precisão para que fique mais acessível colocar em prática tudo que foi pensado e elaborado no cronograma.

Em suma, o termo “Stakeholder” é um dos termos utilizados em diversas áreas como gestão de projetos, comunicação social administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela companhia. O objetivo na avaliação de cada stakeholder é analisar o poder de influência de cada grupo e responder à seguinte questão: sobre a contrariedade entre a ênfase nos stakeholders e a soberania do consumidor, além da do poder dos stakeholders para o desempenho superior das empresas.

Alguns exemplos desses grupos de interesse são:

Acionistas. Investidores; Proprietários; Empregados; Sindicatos; Clientes; Governo; Concorrentes

Conquanto, o conceito estabelece uma mudança de comportamento normativo dentro de algumas organizações de se preocupar exclusivamente com números, lucros, prejuízos e resultados.

A partir da criação dessa teoria, as companhias passaram a se preocupar diretamente também com quem é impactado, mesmo que indiretamente, pelas suas ações. Sendo assim, se você é cliente de qualquer empresa, automaticamente, você se torna um stakeholder dessa instituição.

Isso porque diante de qualquer ação tomada por essa empresa, será gerado algum tipo de impacto em você, seja ele positivo ou mesmo negativo. E, por ter esse interesse, você também se torna um stakeholder. O que significa que qualquer pessoa que seja influenciada, sendo de uma forma boa ou ruim, pelas decisões da sua empresa é um stakeholder.

Stakeholders e as empresas: como é a relação?

De forma eficiente, o impacto dos stakeholders na sua empresa é extremamente significativo. E, ainda mais fundamental, é preciso alinhar os objetivos e expectativas de todos que compõe esse grupo para que as suas ações e projetos tenham o sucesso esperado.

Como a sua empresa vai ter sucesso se, por exemplo, os clientes, que também são stakeholders, não demonstram mais interesse pelo seu produto ou serviço? Ou então, se os funcionários da sua empresa não estão motivados e não conseguem atingir determinada produtividade? O impacto vai ser direto no valor do seu negócio. E é nesse ponto que se torna perceptível o valor do seu negócio.

Dessa forma, gerenciar todos os stakeholders envolvidos com a sua empresa não é um trabalho simples e é essencial ficar atento ao tipo de empenho que está sendo executado para garantir que todos os impactados estejam alinhados ao mesmo objetivo. Se você busca uma gestão eficiente, é necessário muito poder de negociação e equilíbrio entre todas as partes envolvidas para tentar, à medida do possível, sempre encontrar um meio termo que satisfaça todos os stakeholders.

Sendo assim, entende-se que stakeholder é o que chamamos de parte interessada. Em linguagem de empreendedor, o conceito explica que é o público estratégico de uma organização, sendo através desse método a realização sustentável da sua empresa.