Os sites e redes sociais criam uma aparência positiva ou então negativa tanto para empresas, quanto pessoas famosas ou pessoas comuns.
O cliente de uma empresa não é somente mais um consumidor, ele é um agente ativo da marca, contribuindo, através de suas opiniões, para o crescimento ou o fracasso de um negócio.
Ou seja, cada processo envolve toda uma estrutura que a companhia deve criar com o seu cliente. Seja em processos de atendimento, briefing, criação, produção, publicidade, marketing e vendas precisam estar em sintonia não só com a identidade, mas também com a imagem corporativa.
Sobre a Imagem das Empresas, o que considerar?
A questão visual é uma das questões que mais importam, ficando depois do quesito qualidade, mas, a aparência é algo muito relevante no mundo contemporâneo.
Imagem do seu negócio significa aquilo que a empresa deseja transmitir ao mundo, seja a natureza do negócio ou o espírito da companhia, como se fosse uma mensagem.
Já a questão apenas visual faz somente relação com os elementos de representação visual que a empresa produziu para si.
Então, a ‘Imagem’ pode ser definida por um conjunto muito complexo de atributos que a companhia desenvolve e prática como seu diferencial.
Sabe-se que a imagem é uma das formas de se transmitir credibilidade, eficiência e qualidade.
Os Logotipos, cores e estilos de embalagens e uniformes trazem sim mais personalidade para as marcas, mas não são o suficiente.
As empresas devem investir também em suas instalações físicas.
Quando falamos de Arquitetura no quesito de imagens da empresa, ou seja, o que a empresa representa por sua aparência, é evidente que a Arquitetura pode envolver os espaços utilizados por certa empresa que precisam estar visualmente de acordo com a sua filosofia de trabalho, com os seus valores, com a percepção que se deseja das pessoas a cerca da instituição.
Os móveis, as formas, as cores, os elementos de revestimento, a iluminação, os objetos decorativos, e mais, podem contribuir para isso.
Mas, não basta apenas encher os ambientes com itens luxuosos.
Antes, é preciso entender qual é a ‘imagem corporativa’ que a empresa deseja ter.
Mesmo que a maioria das empresas já sabe qual a mensagem que deseja transmitir aos clientes, pouquíssimas delas compreendem qual a percepção real que eles têm sobre a mesma.
Pois há a ‘identidade corporativa’ e a ‘imagem corporativa’, que são duas coisas diferentes.
Esta segunda trata-se daquilo que as pessoas pensam sobre uma determinada marca, produto ou serviço.
O planejamento arquitetônico deve, portanto, dialogar bem com todo o mais com os produtos e serviços oferecidos.
Vai além de beleza e funcionalidade.
Os arquitetos devem entender como é a organização e o funcionamento da empresa; sua hierarquia e o comprometimento dos funcionários; as particularidades do segmento em que atua; e seu público-alvo.
Cada detalhe do projeto pode mudar, consideravelmente, a percepção de todos, principalmente dos clientes.
A empresa poderá ser vista como elegante e inovadora, ou retrógrada e ultrapassada, tudo vai depender.
A Arquitetura de uma empresa pode ser uma peça fundamental para o sucesso da companhia, tendo em vista sua incansável busca por espaços mais funcionais, adaptados às reais necessidades da empresa e de seus colaboradores, tornando a produção mais eficaz. Além disso, quem não gosta de trabalhar em um local esteticamente atrativo e bem decorado, com espaços de trabalho feitos sob medida?
Qual a importância da Arquitetura para a imagem das empresas?
Pode trazer benefícios em que a Arquitetura para uma imagem corporativa não esteja ligada somente no aumento do lucro da empresa ou em parecer atraente para os clientes, mas também na melhoria do bem-estar de cada funcionário.
Com mesas e cadeiras ergonômicas, espaços suficientes para armazenamento de materiais e um local de trabalho sempre limpo e organizado, a melhoria no rendimento do trabalho de cada funcionário acontece naturalmente.
Um projeto de Arquitetura bem estruturado também ajudará a empresa a economizar dinheiro, principalmente porque tornará o espaço energeticamente mais eficiente, com a escolha de revestimentos, cortinas e persianas adequadas, criando um isolamento térmico adequado e melhorando o aproveitamento da luz natural.
O arquiteto ou escritório de arquitetura responsável pelo projeto escolherá móveis de qualidade com alta durabilidade, diminuindo os gastos com substituição de mobiliários.
E fará parte das atribuições da arquitetura corporativa pensar no ambiente de trabalho como um todo e projetar espaços que não precisem de obras de melhoria posteriormente, o que contribui de forma efetiva com a imagem da empresa.
Pensar na decoração, na otimização do escritório, na iluminação, na escolha de móveis ergonômicos, na eficiência energética e hidráulica, dentre outros, são trabalho para o arquiteto ou escritório de arquitetura responsável pelo seu projeto.
Além disso, o projeto deve estar alinhado com a missão, a filosofia e a identidade visual da empresa.
Ter um arquiteto ou escritório de Arquitetura para ajudar no que cerca a imagem das empresas é essencial.
Esses profissionais levam em conta todas as normas regulamentadoras e de segurança do trabalho quando criam o projeto de Arquitetura corporativa, projetando um ambiente bonito e seguro para todos que frequentam o espaço.