5 Coisas que Você Precisa Saber Antes de Abrir Sua Academia

Com o aumento do número de pessoas que buscam por sair de uma vida sedentária e fazer exercícios físicos, o uso de academias tem se tornado mais frequente.

Essas escolhas influenciam o cenário atual, aumentando o número de empreendimentos em academias.

O público-alvo desse negócio é muito diversificado, não existe idade, gênero ou qualquer classificação para designar os visitantes de uma academia.

Na maioria das vezes, o foco geral do público é ter mais qualidade de vida, aliada a saúde e bem-estar.

E como esse empreendimento não tem privações, se torna algo ideal para investir com sucesso. Sendo assim, o mercado está favorável para investimentos relacionados as academias.

Se você está lendo esse artigo, provavelmente tem interesse em abrir uma academia – ou pode ser uma ideia nova surgindo. De qualquer forma, aqui você vai entender sobre o que é preciso saber antes de abrir sua academia.

Não perca nossas dicas e informações! Vem com a gente:

1. Localização

A localização é um fator decisivo para quase todos os empreendimentos – e na academia não seria diferente.

Sua importância está conectada diretamente com o sucesso do negócio. Se a sua empresa não é visível, fica difícil para os clientes em potencial descobrirem ela.

A localização deve ser bem escolhida, com visitas ao espaço, pesquisas de mercado e análise da estrutura.

Em relação as pesquisas de mercado, você já ouviu falar em análise de mercado? É muito importante na trajetória da sua academia.

A análise de mercado tem o papel de observar e analisar os concorrentes. Não apenas se possuem muitos clientes, mas todo o conjunto do espaço – seja os equipamentos, a estrutura juntamente com o projeto arquitetônico, os diferenciais e tudo que está interligado ao conceito de academia.

E além de tudo, a análise de mercado de traz respostas sobre a localização.

A localização deve ter coerência com a movimentação e o fluxo de pessoas no espaço escolhido.

Por exemplo, os hábitos relacionados ao exercício físico e se as pessoas que estão próximas ao seu local têm costume de praticar esportes.

Em relação ao seu espaço físico, você deve analisar alguns pontos importantes:

  • Não basta apenas a localização ser boa, a estrutura também precisa ser. Portanto, busque por locais que estejam adequados as normas e legislações.
  • Verifique se o espaço tem a estrutura suficiente para o seu negócio. Lembre-se: a sua proposta deve estar de acordo com o ambiente.
  • Veja a quantidade de academias que tem próximo ao seu estabelecimento. Muitos concorrentes acabam dificultando seu trabalho.
  • Analise o acesso para academia. Você acha que é de fácil acesso e que todos os seus clientes podem chegar até ela?

São diversos fatores para serem analisados, mas nós garantimos que vale a pena. Utilizando todas as ferramentas e fazendo uma boa pesquisa, você garante uma boa localização e não precisa ter medo do seu negócio fracassar por esse motivo.

2. Ambiente

Como abordamos brevemente no tópico anterior em relação a localização e o espaço escolhido, vamos aprofundar um pouco mais falando do ambiente.

Nessa categoria, vamos falar do ambiente em três etapas: estrutura, equipamentos e infraestrutura.

Estrutura

A espaço disponível de uma academia costuma ser relativamente grande. Afinal, ninguém deseja esbarrar nas pessoas enquanto se exercita.

Mas é claro que, você vai decidir o tamanho ideal do seu empreendimento, conforme a proposta que você tem em mente.

Feito isso, vamos listar algumas áreas comuns que são disponibilizadas em academias:

  • Recepção;
  • Salas de administração;
  • Vestuários femininos e masculinos;
  • Banheiros femininos e masculinos;
  • Armários;
  • Ambiente para musculação;

Equipamentos

A seguir, alguns equipamentos utilizados em academias:

  • Colchonetes
  • Banco de supino
  • Tatames
  • Bicicleta ergométrica
  • Pesos variados para musculação
  • Aparelhos de frequência cardíaca
  • Barras para exercícios de braço
  • Abdominal
  • Peitoral dorsal
  • Halteres
  • Flexor
  • Agachamento
  • Esteira elétrica
  • Cross trainers
  • Máquina flexora

Os equipamentos devem estar de acordo com a iniciativa da academia. Sendo assim, você pode e deve colocar outros equipamentos que deseja.

Os equipamentos costumam ter um valor alto, mas isso é uma questão de investimento – e para esse segmento, é inevitável não embolsar certa quantidade de investimento.

Infraestrutura

Para realizar a infraestrutura com sucesso, você vai precisar de arquitetos qualificados para executar um planejamento.

A academia deve ter pisos adequados, ventilação disponível no seu interior, assim como conforto térmico e do ar.

Aponta uma das legislações: “Art. 13. A Planta Física deverá representar graficamente a planta baixa e o layout de todas as dependências do estabelecimento, inclusive com disposição do mobiliário.”

Ou seja, é necessário o serviço do arquiteto. Ele vai elaborar um planejamento, aliado a estratégias e o que for melhor para a sua academia.

3. Automação

Como o campo de academias é um negócio que está em expansão no mercado, é indicado inovar e trazer diferenciais para se destacar perante aos concorrentes e até mesmo aos clientes.

A tecnologia costuma ser uma aliada muito forte em empreendimentos, pois sempre facilita e agiliza a vida das pessoas presentes.

Pensando nisso, listamos alguns processos dentro do espaço da academia que podem ser automatizados. Acompanhe:

  • Controle de treinos

O controle não precisa ser mais atualizado pelas mãos do instrutor. Por exemplo, é possível colocar uma lista de treinos no computador, para o sistema atualizar assim que for preciso. Prático e ágil, não é mesmo?

Então, fica mais fácil para o instrutor e para o cliente que está frequentando a academia, tendo o seus treinos atualizados automaticamente sem precisar esperar.

  • Controle de pagamentos

É algo que pode facilitar a vida dos dois lados – seja da academia ou do aluno.

Ao adquirir um sistema de software especifico para isso, você pode enviar automaticamente o envio de cobrança para a pessoa em questão, seja enviando um boleto ou descontando da fatura do cartão de crédito.

Fica mais fácil, não? Assim os clientes podem pagar a mensalidade da academia, por exemplo. Uma maneira prática e que exige menos tempo. Afinal de contas, o cliente não precisa se dirigir até a academia para pagar.

  • Cadastro de alunos

Não é necessário fazer o cadastro de alunos no papel ou em planilhas. Com a automação, você tem programas e softwares disponíveis para fazer esse serviço.

É rápido e simples, não precisa ficar registrando à mão em papéis. Com a tecnologia, perder tempo é uma escolha.

É possível adicionar todas as informações de contato obrigatórias, assim como detalhes e características que sejam pedidos.

  • Marketing de relacionamento

Você se interessa pelo contato com o cliente? Construir um relacionamento da empresa com o cliente? Pois bem, a automação também facilita isso para você.

Para construir um marketing de relacionamento com a clientela, você precisa de atendimento e contato para isso, certo?

A melhor forma ultimamente tem sido por mensagens através de smartphones. Sendo assim, você escolhe um software que te possibilite enviar várias mensagens ao mesmo tempo para todos os seus clientes.

Portanto, você não precisa gastar tempo escrevendo mensagens, apenas enviando automaticamente para todos interessados.

4. Investimento

O investimento é algo muito importante de ser pensado na hora de escolher empreender através de academias.

Como abordamos anteriormente, o gasto com equipamentos costuma ser elevado. E existem outros fatores, como o aluguel do espaço, gastos com infraestrutura, tecnologias, marketing, luz, água, manutenção dos equipamentos e o que mais for preciso – ou seja, tudo isso precisa estar em planejamento.

Para isso, basta realizar algumas perguntas antes de investir:

  • Eu tenho certeza que estou pronto para investir no meu negócio próprio?
  • Quanto tempo posso esperar pelo retorno do meu investimento?
  • Quais são os meus riscos perante ao investimento?
  • Tenho o que é necessário para investir?

Então, você está preparado para investir? Se sim, não deixe de realizar suas metas e objetivos. Faça o empreendimento dos seus sonhos!

5. Legislação

A legislação deve ser estudada e avaliada para estar de acordo com as normas obrigatórias.

A seguir, separamos algumas informações relacionadas a legislação e as normas que precisam ser seguidas para abrir sua academia:

Órgãos necessários para a legalização:
– Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
– Secretaria Estadual de Fazenda;
– Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento;
– Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra (é obrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da constituição da empresa e até o dia 31 de janeiro de cada ano);
– Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
– Corpo de Bombeiros Militar.

São requisitos para a obtenção da Licença Sanitária:

I – Contrato Social e alterações (última consolidada) ou registro de firma individual ou estatuto da entidade com ata de eleição da diretoria atual ou documento de identidade com foto (autônomo ou profissional liberal) – original e cópia (para fins de autenticação) ou cópia autenticada.

II – Apresentação de CNPJ ou CPF (autônomo ou profissional liberal);

III – Responsável Técnico devidamente habilitado por seu Conselho Profissional. Se o RT não for sócio ou proprietário, deverá apresentar contrato de trabalho para anotação na licença sanitária;

IV – Licença ou Autorização de Funcionamento expedida pela Administração Regional respectiva.

Sobre as normas arquitetônicas:

A Planta Física será analisada por Auditor de Atividades Urbanas – Especialidade VISA, no Núcleo de Inspeção respectivo, juntamente com o processo de licenciamento sanitário.

A análise da Planta Física resultará em parecer conclusivo, sendo admitidas as seguintes possibilidades:

a) Planta Física aprovada;

b) Planta Física aprovada com condicionantes;

c) Planta Física indeferida.